Acanthosis Nigricans (AN)

 A Acanthosis nigricans (AN) é condição dermatológica caracterizada por espessamento, hiperpigmentação e acentuação das linhas da pele, gerando aspecto grosseiro e aveludado no local afetado. Histologicamente, é comum a observação de hiperceratose, projeção acentuada das papilas da derme e discreto espessamento das camadas da epiderme.1 Embora possa ocorrer em qualquer local da superfície corpórea, a área mais atingida é a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, superfícies flexoras dos membros, região periumbilical, inframamária, mucosa oral ou mesmo, em casos raros, planta dos pés e palma das mãos.
Basicamente, AN pode ser dividida nas formas maligna e benigna. A forma maligna representa um marcador de neoplasias abdominais, particularmente o adenocarcinoma gástrico. As formas benignas são divididas em idiopática, hereditária, induzida por drogas e as causadas por doenças endócrinas.
As endocrinopatias são as principais causas de AN, sendo a obesidade o distúrbio mais comum, freqüentemente associado ao hiperinsulinismo, ao diabetes mellitus e à resistência à insulina. Outros distúrbios endócrinos associados à AN são descritos: doença de Cushing, ovários policísticos, tireoideopatias, hirsutismo, doença de Addison, acromegalia, entre outros, alguns dos quais cursam com resistência à insulina.
A prevalência de AN em populações não selecionadas varia de sete a 74%, de acordo com idade, raça, freqüência do tipo e do grau de obesidade e da concomitância com endocrinopatia. Em 34 indivíduos obesos de ambos os sexos, numa população predominantemente de negros (59%), Hud e col. descreveram prevalência de AN em 74% dos pacientes.
Considerando a alta prevalência de AN em obesos, o objetivo deste artigo foi avaliar a freqüência de complicações metabólicas nesta doença e sua relação com a raça em mulheres obesas, com e sem AN uma população miscigenada.
A detecção e algumas dicas de saúde ganharam importância nos últimos anos, embora acanthosis nigricans seja um problema que só causa transtornos para a estética do paciente, sua origem está relacionada a distúrbios internos responsáveis por doenças do aparelho circulatório, que em estágios avançados, pode causar o entupimento ou ruptura das artérias, resultando em ataques do coração e cérebro.
Embora Acantose nigricans seja um problema provocado por problemas de constrangimentos cosméticos, sua origem está associada também a distúrbios internos ou a doenças cardiovasculares responsáveis por cânceres internos.

An. Bras. Dermatol. vol.77 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2002

http://www.saudedicas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas